OFICINA POÉTICA & MUSICAL MARIO QUINTANA UM HOMEM QUE A POESIA PERPETUOU MENINO
OFICINA POÉTICA & MUSICAL
MARIO QUINTANA
UM HOMEM QUE A POESIA PERPETUOU MENINO.
PROPOSTA: Levar ao conhecimento do público adolescente, da quinta série em diante, informações sobre as diversas maneiras de conhecer e admirar a poesia e vida de Mario Quintana, desde sua infância em Alegrete, até a construção de sua carreira em Porto Alegre, salientando suas obras mais importantes, seu trabalho paralelo à poesia, tudo que o torne interessante para o público alvo da palestra.
CONDUÇÃO DO ENCONTRO: O encontro será conduzido de maneira lúdica e atrativa, intercalando aspectos biográficos da trajetória poética do autor com a leitura interpretativa de alguns dos seus poemas, seguido de discussão comentada do que foi apresentado/percebido, numa interação dinâmica e objetiva, associando o conteúdo subjetivo observado nos versos com a realidade que a poesia insiste em tornar mais branda...ou não!
METODOLOGIA APLICADA:
- Leitura de poemas
- Trabalho em grupo
- Elaboração de textos poéticos
- Eu... Quintana por um dia.
- Transformação de textos poéticos de Quintana em texto em prosa.
- Exposição individual.
FATORES TRABALHADOS:
- Criatividade
- Senso critico
- Espírito de equipe
- Dramatização
- Postura corporal
- Fluência verbal
MATERIAL DE APOIO:
- Mario Quintana – Antologia Poética 2001- LPM Pocket- livro de bolso que reúne poemas dos livros A Rua dos Cataventos, Canções, O Aprendiz de Feiticeiro, Espelho Mágico, Apontamentos de História Sobrenatural, Baú dos Espantos, Esconderijos do Tempo, Preparativos de Viagem, A Cor do Invisível.
- Livros infantis – Lili inventa o Mundo, O Batalhão das Letras, Pé de Pilão.
- Google – pesquisa sobre Mario Quintana.
- Violão – para tornar o encontro, com a interpretação de canções, mais receptivo ao público jovem.
- Xérox de alguns poemas para que sejam distribuídos entre os grupos.
COORDENADOR DO ENCONTRO:
Carlos Heráclito Mello Neves – Kalunga
Dados Biográficos
Escritor de literatura infantil e infanto juvenil, oficineiro, palestrante, compositor e instrumentista. Possui 17 livros publicados por diversas editoras, entre elas Paulinas - SP, Vozes- RJ, FTD- SP , Miguilim- MG e Maneco-RS. Conquistou alguns prêmios a nível nacional e tem livros adaptados para teatro, sendo que um deles, Criança não faz de Conta, foi considerado o melhor espetáculo teatral infantil no RS em 20055, e em 2011 foi apresentado com encenação do Grupo Artigos, de Canela, no Peru, Colômbia e Venezuela. Trabalha em Feiras do Livro e outros eventos do SESC desde 1985.
Obs.: Esta mesma Oficina poderá ser realizada com trabalho, vida e obra de outros escritores, seguindo o mesmo roteiro e programa, atendendo solicitação do demandante.